Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Prefeito de Santos quer evitar mais terminais de grãos na Ponta da Praia

Prefeito é contra o avanço de terminais de grãos na Ponta da Praia.

Já Pedro Brito, da Antaq, acredita que terminais seguirão tratos ambientais.

O Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, disse que fará o possível para que a expansão do Porto de Santos, no bairro da Ponta da Praia, não cause impactos para a população que vive na região. Segundo ele, o Ministro dos Portos já sinalizou a abertura de um diálogo a respeito do assunto e uma reivindicação formal da Prefeitura de Santos contra a expansão será entregue ao Governo Federal.

O prefeito deixou claro, durante um discurso no Santos Export, o Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, que é contra a expansão do Porto sem pensar na qualidade de vida da população da Baixada Santista. Desde maio deste ano, os moradores da Ponta da Praia vêm sentido os impactos de estarem próximos a área portuária no dia a dia. A poeira e o mau cheiro estão prejudicando a saúde e a rotina dos moradores. Eles reclamam que estão tendo que fechar janelas e limpar as casas diariamente para amenizar o problema. Alguns estão até tendo problemas de saúde e outros pensam em mudar de endereço por causa do mau cheiro e da poeira.

O assunto chegou na Prefeitura de Santos e na Cetesb. Para tentar amenizar o problema, a Cetesb disse, na época, que a situação era difícil e que continuava com o processo junto a Codesp e ao Ministério Público para que os terminais se adequassem quanto as questões ambientes para que evitassem o problema. A Cetesb também falou que autua e multa os terminais que não seguem as normas.

(G1 Santos – 29/08/2013)

Login