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Porto de Santos bate recorde histórico de movimentação no ano

O porto de Santos cresceu 4,7% no mês de setembro, um recuo no ritmo dos últimos dois meses. Em julho o porto cresceu 9,75% e em agosto, 7,68%. No acumulado dos nove meses, contudo, o movimento operacional continuou avançando dois dígitos e registrou alta de 11,6% no combinado de exportação e importação sobre o mesmo período de 2012. Em volume de carga, foram movimentadas de janeiro a setembro 85,7 milhões de toneladas, a melhor marca da história para o período. O resultado levou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) a revisar para cima as previsões iniciais para o exercício. A estimativa é que o porto encerre o ano com 112 milhões de toneladas. No acumulado, as exportações totalizaram 60,5 milhões de toneladas, alta de 14,9% sobre a mesma base de 2012. Os destaques foram os produtos agrícolas e o álcool. O açúcar – que apresentou queda de dois dígitos em setembro – subiu 27,8% no acumulado. O complexo soja avançou 15,1% e o álcool, 26,2%. As importações aumentaram menos, 4,4%, com destaque para o minério de ferro (46,2%). A movimentação de contêineres continua crescendo, tendo chegado a 2,5 milhões de Teus (contêiner de 20 pés), alta de 7,3%. O porto de Santos continua a escoar cerca de um quarto da movimentação nacional. Respondeu por 26,5% das exportações brasileiras (US$ 47 bilhões) e 25,4% das importações (US$ 45,5 bilhões). A China foi o principal destino dos embarques, com fatia de 15,7%, seguida pelos Estados Unidos (9,3%) e Argentina (6,3%). Na outra mão, a China mantém-se, também, como a maior exportadora de cargas para o Brasil (16%), via Santos, seguida pelos Estados Unidos (13,9%) e Alemanha (9,7%). Apesar do aumento no volume de cargas, o número de atracações de navios continua em queda. A Codesp afirma que isso é resultado dos efeitos da dragagem de aprofundamento do canal de navegação, que vem permitindo a operação de embarcações de maior porte. A dragagem, porém, está homologada em apenas dois dos quatro trechos do canal de navegação de Santos, limitando os ganhos potenciais aos terminais localizados nos trechos 1 e 2 do canal.
(Valor – 04/11/2013)

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