Mais de 60% dos produtos da indústria pesquisados pelo IBGE tiveram queda na produção em novembro, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira. O chamado índice de difusão — que aponta o percentual dos itens com crescimento frente ao mês anterior — recuou de 37,4% em outubro para 34,7% em novembro. A pesquisa industrial do IBGE acompanha a produção de 805 produtos.
— Em todo o ano de 2014, o único mês em que houve percentual maior de produtos com taxas positivas que negativas foi fevereiro. O mês foi a exceção entre os onze meses, claramente favorecido pelo efeito calendário, já que não teve carnaval. Com maior número de dias úteis, favoreceu o comportamento positivo — afirma o coordenador de Indústria do IBGE, André Macedo. Depois de crescer 0,1% em outubro, a produção industrial caiu 0,7% em novembro, frente ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2013, a queda foi de 5,8%. Nos doze meses encerrados em novembro, a atividade industrial caiu 3,2%, mesma taxa do acumulado do ano. Para o economista da LCA Consultores Rodrigo Nishida, o indicador comprova o quadro geral de uma indústria fraca:
— Há uma abundância de taxas negativas, poucos setores tiveram alta na comparação com novembro de 2013. Frente a novembro de 2013, a indústria recuou 5,8%. Houve queda nas quatro grandes categorias econômicas e em 22 dos 26 ramos.
(O Globo – 09/01/21015)