Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Levy admite que Brasil pode ter um trimestre de PIB negativo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta segunda-feira (21) que o país pode enfrentar um trimestre de contração na economia, em razão do período de ajuste fiscal adotado por sua equipe econômica. A declaração foi feita a veículos de imprensa, entre eles a GloboNews, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
“A gente pode ter um trimestre de recessão, e isso não quer dizer nada em relação ao crescimento. Tivemos trimestres de recessão recentemente. A gente teve recessão, deu uma melhorada e é muito provável que a gente vai continuar subindo”, afirmou o ministro. Horas após a declaração, o ministro informou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, que usou de forma inadequada a palavra “recessão”. O termo correto, segundo a assessoria, seria “contração”.

De acordo com Levy, o importante é o que está sendo feito para obter uma base sólida nas finanças públicas, para que as empresas retomem a confiança e saibam das condições gerais do país para poder assumir riscos.

“Principalmente para a investidor internacional, é importante ele saber que a gente está trabalhando não para o curtíssimo prazo, não procuramos fazer remendo. Estamos arrumando para ter um crescimento sólido”, disse.

Aumento de impostos

Sobre as medidas de aumento de impostos nos combustíveis e nas operações de crédito, Levy afirmou que está tomando “medidas anti-cíclicas”, a exemplo do que acontece com outros parceiros comerciais, como os Estados Unidos. O ministro também disse que os preços do petróleo no patamar de US$ 50 podem ser bons para o Brasil. “Baixo custo significa mais crescimento, vamos exportar mais. Um dos problemas no último ano é que o comércio mundial enfraqueceu. Isso vai ser bom para o Brasil”.

Levy disse acreditar que a Petrobras terá menos lucros com a baixa cotação do Petróleo, embora este patamar não ajude a situação fiscal do pais, em sua opinião. “Mas isso pode ajudar a economia global a retomar o ciclo de crescimento e é algo positivo para o Brasil”.

(G1 – 21/01/2015)

Login