Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Indústria está pessimista com o desempenho no segundo semestre, mostra pesquisa da CNI

Mesmo com a aproximação do período em que tradicionalmente a atividade industrial aumenta para atender a demanda para as festas de fim de ano, as perspectivas dos empresários continuam negativas. Em agosto, o índice de expectativa para os próximos seis meses sobre a demanda foi de 46,3 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 44 pontos, e o de número de empregados, alcançou 42,2 pontos. Todos os indicadores continuam abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que confirma o pessimismo dos empresários, informa a Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira, 21 de agosto, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador de expectativa em relação à quantidade exportada ficou em 50 pontos, o que mostra perspectiva de manutenção das vendas externas. A retração da atividade associada às expectativas negativas para os próximos meses atinge a disposição de investimento dos empresários. O índice de intenção de investimento caiu de 41,3 pontos em julho para 40,5 pontos em agosto. Embora a queda de 0,8 ponto esteja dentro da margem de erro, o índice de intenção de investimento é o menor da série histórica iniciada em 2013.

INDICADORES MENSAIS – O pessimismo dos empresários é resultado do fraco desempenho da indústria, que se acentuou neste ano. Conforme a Sondagem Industrial, o setor começou o segundo semestre com queda na produção e no emprego, ociosidade elevada, estoques acima do planejado e expectativas negativas em relação ao futuro. Em julho, o indicador de evolução da produção foi de 44 pontos, o de emprego ficou em 40,8 pontos. Os dois índices permaneceram abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que mostra retração da produção e do emprego.

A pesquisa informa que o índice de estoques efetivos em relação ao planejado alcançou 52,3 pontos. O indicador acima dos 50 pontos revela excesso de estoques na indústria. O nível de utilização da capacidade instalada foi de 66%.

Esta edição da Sondagem Industrial foi feita entre 3 e 13 de agosto, com 2.492 indústrias de todo o país. Dessas, 1.028 são pequenas, 892 são médias e 572 são de grande porte.

(Agência CNI de Notícias – 21/08/2015)

Login