Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Indústria de SP demite 14,5 mil em agosto; emprego no setor pode encerrar o ano com 0% de crescimento

Segundo diretor da Fiesp, queda no emprego é generalizada em setores e regiões no pior agosto já registrado pela pesquisa
A indústria de São Paulo demitiu 14,5 mil funcionários em agosto, o que significa uma diminuição de 0,30% do quadro de funcionários em relação a julho, com ajuste sazonal, revela pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12/09) pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). O emprego no setor manufatureiro deve encerrar o ano com taxa de crescimento igual a 0%. Ainda que haja recuperação da atividade industrial no próximo ano, o mercado de trabalho da indústria deve sentir os reflexos positivos somente seis meses a partir do novo cenário mais favorável. De janeiro a agosto desse ano, foram criados 39,5 mil empregos, mas cerca de 20 mil devem ser devolvidos pelo setor sucroalcooleiro até o final de 2013 e o restante das vagas, uma vez que evolução de setembro e outubro, dada a forte queda em agosto, não sugere perspectivas de crescimento enquanto novembro e dezembro são meses de típica perda de emprego, explica Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp.
“Falamos em 10 a 15 mil empregos gerados em 2013 depois de uma perda de 54 mil em 2012, o que daria um saldo negativo de cerca de 40 mil empregos na somatória dos dois anos”, afirma Francini. “Mas se tivesse de fazer alguma correção seria para pior do que foi antes anunciado”, alerta.
(Agência Indusnet Fiesp – 12/09/2013)

Login