Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Dólar fecha em queda com mercado atento a crise na Grécia

O dólar fechou em queda ante o real nesta segunda-feira (22), com investidores monitorando os desdobramentos da crise envolvendo a dívida da Grécia diante de uma nova oferta de Atenas a seus credores.

A moeda norte-americana recuou 0,66% frente ao real, a R$ 3,0816 na venda, após subir mais de 1% na sessão passada.

“Preocupações com a possibilidade de contágio (da situação na Grécia) estão ficando mais moderadas”, escreveram analistas do Scotiabank em relatório, ressaltando que, nesse contexto, investidores voltavam a comprar ativos de maior risco, como aqueles denominados em reais.

A Grécia entregou nesta manhã novo plano de reformas a seus credores, incluindo o aumento da idade de aposentadoria. Autoridades da zona do euro afirmaram que o documento é “razoável” e, embora um acordo final com Atenas seja improvável nesta segunda-feira, pode ser um avanço na direção de uma solução nos próximos dias.

Pesquisa do Barclays com 899 investidores em todo o mundo mostrou que mais de metade dos consultados acreditavam que eventual saída da Grécia da zona do euro teria impacto limitado sobre os mercados financeiros, uma vez que a economia grega é pequena e foram tomadas medidas para limitar possíveis contágios. Além disso, apenas 23% deles esperavam que isso aconteça nos próximos meses.

No Brasil, a queda do dólar sobre o real era influenciada também pela expectativa de entrada de recursos externos diante do cenário de mais altas da Selic, que aumenta a atratividade de papéis brasileiros.

“Pelo jeito, o mercado parece estar se preparando para uma enxurrada de dinheiro. Há um risco de decepção”, disse à Reuters o operador de um importante banco nacional, sob condição de anonimato.

Economistas de instituições financeiras passaram a ver a taxa básica de juros a 14,25% no fim deste ano na pesquisa Focus do BC divulgada nesta manhã. Já no mercado de juros futuros, a aposta é que a Selic, hoje a 13,75% ao ano, terminará o ano a 14,5%, segundo operadores.

Na sexta-feira, o dólar subiu 1,42%, a R$ 3,1021 na venda. Na semana, no entanto, a moeda caiu 0,51%. No mês, há baixa acumulada de 2,67% e no ano, valorização de 16,68%.

(G1 – 22/06/2015)

Login