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Consultor portuário comenta problemas no tráfego na Baixada

Com a chegada da safra de grãos e com a vinda de centenas de caminhões para o porto de Santos, no litoral de São Paulo, os motoristas têm sofrido bastante. Nesta semana, o congestionamento chegou a 30 km na Baixada Santista. O consultor portuário Sérgio Aquino, conhecedor dos problemas desse setor, comenta o problema na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Para Sérgio Aquino, os motoristas e exportadores que não agendam a ida ao Porto devem ser punidos. “O sistema de agendamento do pátio regulador foi implantado agora em dezembro, então nós estamos ainda na fase de implantação. É natural ter esses problemas de fase inicial. Mas é muito importante ressaltar a fiscalização e a punição que está prevista no regulamento. Não podemos esquecer que falta envolver outros dois fatores: os exportadores que mandam os caminhões para o porto sem programação e sem agendamento e também o carreteiro, que aceita descer e vir a uma viagem para o porto sem programação e sem agendamento. Eles precisam ser punidos também”, explica. O consultor portuário diz ainda que a ferrovia seria a melhor solução para a exportação de grãos. “O problema logístico brasileiro é muito sério, falta planejamento, falta armazenagem na origem. Ainda não usamos a ferrovia como devíamos usar, esses produtos que saem do Mato Grosso não deviam vir de caminhão, deviam estar em uma ferrovia. E precisamos melhorar a dragagem do porto”, finaliza Aquino.

(G1 Santos – 21/02/2014)

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