O gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley Carneiro, encerrou na semana passada uma série de visitas a empresas referências no uso eficiente da água, institutos de desenvolvimento tecnológico e órgãos públicos da Coreia do Sul. Ele liderou um grupo de representantes da indústria brasileira que participou do 7º Fórum Mundial da Água, no país asiático. O objetivo dos especialistas da CNI foi identificar exemplos bem-sucedidos de reuso da água e firmar parcerias com empresas e entidades sul-coreanas com modelos destacados de gestão hídrica. Em visita à Korea Evaluation Institute of Industrial Technology – KEIT, os representantes da CNI identificaram oportunidades de cooperação nas áreas de inovação e desenvolvimento tecnológicos voltados à sustentabilidade dos padrões de produção. Especialista da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Deivid de Oliveira apresentou iniciativas da entidade e fez um acordo no qual ficou definido que FIEMG e KEIT somarão esforços para incluir o setor industrial na parceria que a empresa está estruturando com o Governo do Estado de Minas Gerais. Entre os dias 22 e 24 de maio, a KEIT fará uma missão ao Brasil, com visitas de executivos agendadas para Belo Horizonte e São Paulo. A missão da CNI também visitou a Universidade de Seul para conhecer quatro projetos de inovação nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente. Os projetos financiados pela KEIT têm como foco o desenvolvimento de equipamentos de monitoramento remoto da qualidade das águas, além de técnicas e tecnologias para aumentar a eficiência energética e reduzir os custos de operação e manutenção dos sistemas de tratamento de águas e efluentes.
REÚSO DE ÁGUA EM GRANDE ESCALA – Os representantes da indústria visitaram também o Projeto 4 Rios, do Ministério da Terra e Transportes da Coreia do Sul, e a empresa K-water, responsável pelo fornecimento de 50% da água industrial sul-coreana e detentora de tecnologias de ponta nas áreas de reuso da água e dessalinização. Durante a visita à K-water, Shelley Carneiro e o coordenador da Rede de Recursos Hídricos da CNI, Percy Soares, levantaram a possibilidade de a CNI identificar um local, aqui no Brasil, para que o Research Center for Water Policy & Economy (Centro de Pesquisa para Políticas e Economia para Água) faça uma investigação sobre as oportunidades e requisitos para que sejam implementados sistemas de reuso de água em grande escala.
“Pode-se perceber que a busca de soluções para as questões de água são comuns. Existe um espaço para a colaboração e troca de experiências e tecnologia ente os países. O fórum mostrou grandes perspectivas para soluções em nível regional e global nas áreas de eficiência energética, gestão de recursos hídricos e adaptação às mudanças do clima”, disse Shelley Carneiro.
Durante o 7º Fórum Mundial da Água, em Daegu, na Coreia do Sul, os especialistas da CNI acompanharam os principais paineis e conferências entre os dias 12 e 17. O Brasil teve grande destaque no evento, preparando-se para sediar a próxima edição do próximo Fórum Mundial da Água, que será em Brasília, em 2018.
(Agência CNI de Notícias – 22/04/2015)