Estudo realizado pela consultoria KPMG indica que o Brasil, ainda que apresente algumas oscilações nos próximos dois anos, manterá a quarta colocação entre os maiores mercados automotivos do mundo até 2020.
Segundo a pesquisa, o consumo de carros no país, junto com os da China, líder global, e da Índia, terá um dos maiores saltos até o fim da década, saindo de 3,7 milhões de veículos, volume previsto em 2013, para 5,8 milhões de unidades – ou seja, um crescimento de 57% nos próximos sete anos.
As previsões apontam que, mesmo em alta, o mercado brasileiro cairá para a quinta colocação entre 2014 e 2015 devido à ascensão da Índia. Porém, recuperará o quarto lugar em 2016, como resultado do declínio da demanda no Japão. Charles Krieck, sócio da consultoria no Brasil, lembra que o país, dado seu grande potencial de expansão no consumo, tem atraído investimentos de montadoras, o que inclui projetos de novas fábricas. Exemplo disso são os anúncios de produção local feitos por marcas como BMW, no norte de Santa Catarina, e Audi, no Paraná.
(Valor, 30/9/13)