Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Bovespa fecha em alta após 3 quedas seguidas

A Bovespa fechou em nesta terça-feira (16), recuperando-se após três quedas seguidas, com o avanço das ações de bancos e da Petrobras e a recuperação das bolsas dos Estados Unidos. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, avançou 1,06%, a 53.702 pontos.

Marfrig e JBS lideraram as altas entre as ações do Ibovespa, subindo mais de 3% e 6%, respectivamente, Após comentários da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, de que as exportações de carne bovina não processada do Brasil para os EUA devem começar em agosto. Ela mostrou confiança de que esse ano já haja exportação de carne bovina para o Japão.

Banco do Brasil, Itaú Bradesco e Santander foram outros destaques da ponta.
A Petrobras também figurou entre as principais altas, com as ações ordinárias subindo mais de 3%, impulsionada após informação de que o Senado discutirá no dia 30 proposta do fim da obrigação para a estatal deter pelo menos 30% nos campos do pré-sal, segundo a Reuters. A notícia prevaleceu sobre o declínio dos preços do petróleo e perspectiva de que a companhia deve atrasar os detalhes dos grandes cortes de investimentos previstos para o seu Plano de Negócios e Gestão 2015-19 até julho.

Já a Vale caiu mais de 2%, ficando na lista das principais quedas do dia, na esteira da terceira queda consecutiva dos preços do minério de ferro no mercado à vista na China, pressionados pela fraca demanda por aço.

Fluxo estrangeiro

Em Wall Street, os principais índices subiam, com agentes financeiros em busca de pistas sobre o início da alta dos juros nos Estados Unidos ao término da reunião do Federal Reserve na quarta-feira. Bolsas na Europa também mostravam alguma recuperação, com analistas citando que as vendas em razão da apreensão pelo impasse grego geraram algumas oportunidades de compra, mas o viés segue volátil.

O Credit Suisse chamou atenção em nota a clientes sobre o comportamento do fluxo estrangeiro até a semana de 10 de junho, com base em números próprios e da EPFR Global, constatando que as saídas da América Latina por parte de fundos passivos relacionados a ETFs (cotas de fundos negociadas em bolsa) nas últimas semanas atingiu aproximadamente US$ 700 milhões.

“Interessante notar que a Ásia também teve uma saída relevante, em torno de US$ 6 bilhões, sugerindo um provável movimento coordenado de realocação de portfólio e consequente diminuição de risco para ações”, disse o Credit, acrescentando que seguirá monitorando “de perto” tais fluxos de recursos semanalmente.

(G1 – 16/06/2016)

Login