Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Bovespa descola do exterior e fecha em queda com Petrobras

A Bovespa fechou em queda nesta terça-feira (19), descolada do viés positivo de mercados acionários na Europa. A bolsa vem pressionada pela queda das ações da Petrobras e da Vale, após nova queda dos preços do minério de ferro.
O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, recuou 1,26%, a 55.498 pontos. Em relação a segunda-feira, a desvalorização é de 1,26%, no mês, é de 1,3% e no ano, de 10,98%.

As ações preferenciais da Petrobras lideravam a queda entre os papéis do Ibovespa, recuando 6,17%. Já as ordinárias caíam 6,01%. Agentes financeiros seguem corrigindo posições após a divulgação do balanço do primeiro trimestre de 2015, cautelosos com o horizonte da companhia e a defasagem de preços domésticos de combustíveis com o exterior.
Dados de produção da estatal de abril divulgados na véspera pouco animaram, enquanto fatores técnicos corroboravam a queda. No ano, Petrobras PN ainda acumula mais de 30% de alta e Petrobras ON sobe mais de 45%.

Já as ações ordinárias da Vale tiveram baixa de 0,44% e as preferenciais, de 0,12%, com nova queda do minério de ferro na China. O BTG Pactual disse, em nota a clientes, ver a correção como justa e esperar mais queda, pois avalia que os fundamentos não suportam preços mais altos. “O mercado segue sobreofertado e, apesar da volatilidade recente, seguimos cautelosos com Vale”, disse.

O analista Marco Aurelio Barbosa, da CM Capital Markets, destacou que estavam no radar votações de medidas provisórias de ajuste fiscal. “Tão importante quanto a questão do endividamento para a Petrobras é a questão fiscal para o governo brasileiro. Os dois pontos dão uma medida de risco associado ao investimento que é muito caro para o desenvolvimento econômico do país a médio e longo prazos”, afirmou em nota a clientes, segundo a Reuters.
A bolsa fechou em baixa na véspera, após ter aberto os negócios em alta. O movimento de queda acompanhou as ações de bancos, da Vale e da Petrobras, que divulgou balanço na sexta (15). No caso da estatal, as ações tiveram ganhos acentuados no início dos negócios, chegando a ter valorização de mais de 4%. Na véspera, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caiu 1,82%, aos 56.204 pontos. Em maio, há desvalorização de 0,04% e no ano, de 12,39%.

Dólar

O dólar fechou em alta pelo terceiro dia nesta terça-feira (19), após operar com instabilidade. Investidores aguardaram a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, e monitoraram o noticiário fiscal brasileiro. A moeda norte-americana subiu 0,75%, a R$ 3,0412 na venda, após ter subido 0,68% na véspera. Este é o valor mais alto das últimas cinco sessões.

(G1 – 19/05/2015)

Login