Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Aumentam as dificuldades na indústria da construção

O indicador de nível de atividade na indústria da construção ficou em 38,2 pontos e o índice de número de empregados alcançou 36 pontos em julho. Os dados mostram que as dificuldades enfrentadas pelo setor se agravaram em julho, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta terça-feira (15), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam queda na atividade e no emprego.

Conforme a pesquisa, feita com 596 construtoras de todo o país, o índice de nível de atividade em relação ao usual caiu para 28,5 pontos em julho. O indicador acumula uma queda de 13,8 pontos em 12 meses e é o mais baixo da série histórica, que começou em dezembro de 2009. Nas grandes empresas, o nível de atividade em relação ao usual foi de 27 pontos, inferior à média nacional.

O nível de utilização da capacidade de operação ficou estável em 60%, nove pontos percentuais menor do que o observado em julho do ano passado. A maior ociosidade foi registrada nas pequenas empresas, segmento em que a utilização da capacidade de operação foi de 55%.

CRESCE O PESSIMISMO – Com esse cenário, os empresários continuam pessimistas em relação ao desempenho do setor nos próximos seis meses. Em agosto, todos os indicadores de expectativas ficaram abaixo dos 50 pontos, o que revela perspectiva negativa. O indicador de expectativa sobre o nível de atividade foi de 41,7 pontos, o de novos empreendimentos e serviços ficou em 41,1 pontos o de compras de matérias primas e insumos também alcançou 41,1 pontos e o de número de empregados, 40,5 pontos.

O pessimismo em relação ao futuro atingiu a disposição dos empresários para investir. O índice de intenção de investimento na construção caiu para 26,6 pontos, o mais baixo da série que começou em novembro de 2013. De acordo com a pesquisa, quanto menor o indicador, mais baixa é a intenção de investimento.

Esta edição da Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 3 e 13 de agosto. Foram ouvidas 196 pequenas empresas, 263 médias e 137 indústrias de grande porte.

INFOGRÁFICO – A partir de agora, os infográficos que ilustram as reportagens sobre pesquisas da CNI são dinâmicos. Para visualizar os dados, basta mover o mouse sobre o mês desejado. O infográfico mostra a evolução do índice ao longo do último ano. Neste da Sondagem Indústria da Construção, você pode escolher as informações que quer visualizar clicando nos ícones: utilização de capacidade de operação (UCO), nível de atividade, atividade em relação ao usual ou no ícone de número de empregados.

(Agência CNI de Notícias – 27/08/2015)

Login