Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Atividade industrial inicia terceiro trimestre em queda, informa

Em julho, horas trabalhadas na produção recuaram 1,7%.
Faturamento real caiu 1,5% no mês retrasado, mas emprego subiu.
As horas trabalhadas na produção industrial (indicador do nível de atividade) registraram queda de 1,7% em julho, o primeiro mês do terceiro trimestre, informou nesta quarta-feira (11) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comparação foi feita com o mês anterior. Em sete meses deste ano, a atividade industrial avançou em quatro deles, recuando nos outros três. No acumulado de 2013, até julho, houve um pequeno aumento de 0,2% nas horas trabalhadas na produção. Em igual período do ano passado, porém, a atividade industrial estava pior: com queda de 1,7%. “O padrão oscilante da atividade evidencia que a indústria ainda não entrou em uma trajetória contínua de expansão. Entretanto, observa-se crescimento na comparação com o ano anterior, sinalizando um resultado melhor para a indústria de transformação do que no ano anterior”, avaliou a CNI.

Faturamento da indústria
Em julho, o faturamento da indústria também caiu. Foi registrada, segundo a CNI, uma queda de 1,5% neste indicador, contra o mês anterior. No acumulado do ano, porém, o fraco desempenho da atividade industrial, que subiu somente 0,2%, não impediu a alta do faturamento do setor. Nos sete primeiros meses deste ano, o faturamento cresceu 5,2%. Trata-se do melhor desempenho, para o período, desde 2010 (com alta de 11,1%). O faturamento cresceu em 17 dos 21 setores pesquisados.

Emprego e massa salarial
Os dados do emprego industrial, por sua vez, mostram crescimento de 0,3% em julho e de 0,5% no acumulado do ano. Isso mostra melhora frente aos sete primeiros meses de 2012 – quando houve queda de 0,5%. A massa salarial real, por sua vez, teve um crescimento de 0,4% em julho e de 1,8% nos sete primeiros meses de 2013. Mesmo com elevação, trata-se do pior resultado desde 2009 – quando houve retração de 2,1%. De janeiro a julho do ano passado, a massa salarial real dos trabalhadores da indústria subiu 5,9%.

Uso do parque fabril cai
O nível de uso do parque fabril da indústria (capacidade instalada) somou 82,2% em julho, contra 82,3% no mês anterior. Dos 21 setores pesquisados pela CNI, houve crescimento no uso do parque fabril, em julho, em 12 deles.

IBGE
Nesta quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que oemprego na indústria recuou 0,2% em julho, na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. Esta foi a terceira queda seguida neste tipo de comparação (G1, 11/9/13)

Login