Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Alves confirma Vaccarezza à frente do grupo da reforma política

Presidente da Câmara anunciou que vai instalar o grupo no início da tarde.

Vaccarezza disputou o posto com colega da bancada do PT.

Mesmo diante do impasse dentro da bancada petista por conta do comando do grupo de trabalho da reforma política, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou nesta terça-feira (16) que o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) irá coordenar as atividades do comitê. O peemedebista afirmou que irá instalar o colegiado às 14h30 desta terça.

“O Vaccarezza, a convite nosso, vai coordenar o grupo. E o PT vai indicar seu representante”, enfatizou.

Criado na última quarta (10), o grupo será constituído por 14 parlamentares, sendo dois do PT. O comitê terá três meses para apresentar propostas de modificação nas regras políticas e eleitorais.

A indicação de Vaccarezza para a coordenação do grupo de trabalho gerou mal-estar com o deputado Henrique Fontana (PT-RS). Fontana, que nos últimos dois anos havia relatado diversos projetos de alteração no sistema político e eleitoral brasileiro, postulava a presidência do colegiado da reforma política.

Instalação suspensa

Na última quarta (10), dia em que o comitê foi criado, Henrique Alves teve de suspender a instalação do colegiado por conta da divergência entre Fontana e Vaccarezza. Os dois petistas disputavam entre si a indicação para a vaga reservada ao PT no grupo e também pleiteavam a função de coordenador.

Inicialmente, a liderança do PT havia avalizado a presença de Fontana para o grupo devido à experiência que ele acumulou nos últimos dois anos como relator das propostas de reforma política. Alves, no entanto, surpreendeu os petistas na última semana ao indicar Vaccarezza para a presidência do colegiado.

(G1 – 16/07/2013)

Login