Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

14º Encontro Internacional de Energia será realizado nesta segunda e terça-feira (05 e 06 de agosto), no Hotel Unique, em São Paulo

Com mais de 25 painéis, começa nesta segunda-feira (05 /08), no hotel Unique, em São Paulo, o 14º Encontro Internacional de Energia da Federação das Indústrias do Estado de da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O evento, que prossegue na terça-feira, tem como eixo principal dos debates o tema “Matriz Segura e Competitiva”.
Na visão de José Carlos Miranda de Farias, diretor de Estudos de Energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), pelos próximos 20 anos, o abastecimento de energia por meio de hidrelétricas no Brasil estará seguro, mas o país precisa preparar o futuro substituto para sua principal matriz energética.
Segundo ele, esta vaga pode ser preenchida pela energia nuclear. “Temos a oitava reserva de urânio do mundo. Em algum momento a usina nuclear será usina de base. Pode pensar que, no futuro, ela venha a desempenhar o papel que a hidrelétrica desempenha hoje”, afirmou Miranda em entrevista ao site da Fiesp.
Outra alternativa que será examinada na programação do evento são as reservas de gás natural em terra, como a recentemente descoberta na bacia de São Francisco, em Minas Gerais.
De acordo com Roberto Ferreira Borges, superintendente de Gás da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig),essas reservas têm potencial para mudar o mercado energético brasileiro. “É uma bacia que tem potencial para mudar o mercado brasileiro de gás” (para saber mais, só clicar aqui).
A extração de petróleo da camada pré-sal também estará na pauta do 14º Encontro.
“A extração abre um mar de oportunidades para o setor industrial, que está preparado para aproveitá-las. A indústria de base paulista já é a maior fornecedora da Petrobras e das empresas contratadas por ela”, disse Carlos Cavalcanti, diretor do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp.
(Agência Indusnet Fiesp – 05/08/2013)

Login