Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Projeto de Lei de Novo Código Comercial será debatido na Fiesp

O Seminário sobre o Projeto de Lei n. 1.572/11 terá a participação do autor do Projeto, pelo relator geral, pelo presidente da Comissão, além do coordenador da Comissão de Juristas do novo Código, promotores, desembargadores e acadêmicos
Na próxima sexta-feira (9/8) será realizado, na Fiesp, o Seminário sobre o Projeto de Lei n. 1.572/11, com o objetivo de receber contribuições para a arquitetura do novo Código em busca da modernização das relações empresariais entre pessoas jurídicas. O projeto de lei contém 670 artigos e está aberto o prazo para emendas.
O Código Comercial Brasileiro é datado de 1850 e teve sua maior parte revogada pelo Código Civil de 2003.
Um novo Código Comercial traria conceituações atualizadas para o âmbito empresarial, definindo, por exemplo, títulos eletrônicos e como se dá o comércio na internet.
A modernização e simplificação do Código poderia facilitar o cotidiano das empresas, especialmente as micro e de pequeno porte, ao concentrar as normas que hoje se encontram dispersas em várias leis.
Durante o Seminário sobre o Projeto de Lei n. 1.572/11 serão debatidas as mudanças necessárias ao Código além de outros temas como a dissolução da sociedade empresária, a empresa em crise e, ainda, o agronegócio e a visão do Ministério Público.
A Comissão Especial que analisa o Projeto estará presente ao encontro: os deputados federais Paes Landim (relator geral), Vicente Cândido (autor do PL 1.572/11), Arthur Oliveira Maia (presidente da Comissão), além de Fábio Ulhoa Coelho (coordenador da Comissão de Juristas do novo Código). Na programação, também contribuem com ideias promotores, desembargadores e acadêmicos.
O Seminário é uma realização da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Comissão Especial do Código Comercial da Câmara dos Deputados, Fecomércio, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Ministério Público de São Paulo, Sebrae-SP, Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) e Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e conta com o apoio institucional de PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, Uninove, Associação Comercial de São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Fundação Getúlio Vargas, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Escola Paulista de Magistratura (EPM).
(Agência Indusnet Fiesp – 06/08/2013)

Login