Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Produção industrial mostra recuperação da atividade, avalia Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou como positivo o resultado da produção industrial de julho, que cresceu 0,7% sobre junho. “Mostra recuperação da atividade econômica no segundo trimestre”, afirmou ao chegar à sede da pasta, em Brasília. O ministro reiterou que, na sua avaliação, “a economia não está parada, não está em recessão”. “Teve problemas passageiros no primeiro semestre e neste segundo semestre nós vamos em direção à melhoria”, disse. Ele destacou que a produção de bens duráveis e de capital cresceu bastante, 20,3% e 16,7%, respectivamente, segundo o IBGE. “São indicadores importantes.”

Mantega também apontou outros indicadores econômicos antecedentes como sinal de que a economia melhorará no segundo semestre. Entre eles, citou o lucro das empresas abertas, que aumentou no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período do ano passado.

Aumento da gasolina
Questionado sobre um possível reajuste no preço dos combustíveis, o ministro voltou a dizer que “todo ano tem aumento da gasolina” e que neste ano não será diferente. Ao ser lembrado que em 2013 ocorreram duas elevações, ele acrescentou que “todo ano tem um ou dois aumentos”.

Correção do IR
Mantega também assegurou que a revisão da tabela do Imposto de Renda ano base 2014 está garantida, mas que o governo ainda não decidiu qual instrumento legal será utilizado para isso. “Vamos resolver isso com alguma lei. Não vamos deixar sem essa revisão da tabela.”

Sem ter sido votada pelo Congresso Nacional, a MP 644, que previa a correção da tabela em 4,5%, caducou na semana passada. A MP 644 foi enviada ao Congresso Nacional no dia 2 de maio, depois de o reajuste da tabela ter sido anunciado em rede nacional pela presidente Dilma Rousseff no dia 30 de abril.

(Valor – 02/09/2014)

Login