A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras na província do pré-sal nas bacias de Campos e Santos superou 500 mil barris por dia, batendo novo recorde de produção diária. A cerimônia de comemoração aconteceu na manhã desta terça-feira (1º) na sede da empresa, no Centro do Rio, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
“A Petrobras atinge em prazo recorde a produção de 500 mil barris diários de petróleo do pré-sal. Sei perfeitamente que, em muitas circunstâncias, esses 500 mil barris foram considerados uma ilusão que nós, do governo, estávamos impondo à Petrobras. Mas, em apenas 8 anos, a Petrobras fez com que nossas plataformas trabalhassem 300 km da costa”, declarou Dilma, acrescentando: “Alcançar esse volume em tempo tão curto é uma verdadeira façanha”.
Desse volume, 78% correspondem à parcela da Petrobras e o restante, à contribuição das empresas parceiras da companhia nas diversas áreas de produção da camada do pré-sal. “Hoje, estamos com a previsão de fechar, até as 17h, 515 mil barris”, declarou o diretor da exploração e produção da Petrobras, José Miranda. Segundo a Petrobras, a contribuição do pré-sal será decisiva para a empresa alcançar as metas estabelecidas no Plano de Negócios e Gestão (PNG) para o período de 2014 a 2018. A produção do pré-sal corresponde, atualmente, a cerca de 22% do total da produção de 2,1 milhões de barris de petróleo por dia.
“O fato é que nós temos de 10 a 15 bilhões de barris de óleo de volume potencialmente recuperável. Nosso número fica nesse horizonte. E são dados importantes: são 17 poços perfurados, 12 testados, 100% de resultado positivo a favor da Petrobras, 25 poços que temos em produção do pré-sal, 520 mil barris dia. Eles nos levam a crer que, de fato, temos um excepcional potencial de produção”, disse a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
(G1 01/07/2014)