Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

PIB cai 0,9% e economia segue em recessão em setembro, indica Serasa

A atividade econômica do país recuou 0,9% em setembro, segundo aponta o indicador, também conhecido como “PIB mensal”, da Serasa Experian. O terceiro trimestre de 2015 fechou com recuo de 1,3% na atividade produtiva.

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a atividade econômica recuou 4% no terceiro trimestre deste ano e, com o resultado, a variação negativa acumulada na produção nacional atingiu 2,7% nos primeiros nove meses deste ano.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a deterioração dos níveis de confiança de consumidores e empresários, as dúvidas quanto à implantação de um ajuste fiscal crível e os impactos da atual política monetária restritiva para combater a inflação estão provocando retração significativa do ritmo da atividade produtiva do país.

O setor agropecuário encerrou o terceiro trimestre acumulando elevação de 2,3% frente aos primeiros nove meses do ano passado. Já de janeiro a setembro, a atividade industrial acumulou retração de 5,9% e o setor de serviços teve queda de 1,4%.

Do ponto de vista da demanda agregada, a retração da economia nestes nove primeiros meses foi determinada pela retração de 12,5% dos investimentos produtivos. Também o consumo das famílias e o consumo do governo, com recuos de 2,7% e de 1,3% no acumulado do ano até setembro, respectivamente, contribuíram para agravar ainda mais o quadro recessivo deste ano de 2015.

Por outro lado, o setor externo com exportações avançando 3,6% e importações recuando 12,4% impediram uma retração ainda mais intensa da atividade econômica ao longo dos nove primeiros meses de 2015.

(G1 – 16/11/2015)

Login