Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Operação desmantela esquema que provocou rombo de R$ 500 milhões

Três pessoas foram presas pela Policia Federal, na madrugada desta segunda-feira (25), após uma investigação que durou dois anos envolvendo grupos que praticavam descaminho, sonegação fiscal e evasão de divisas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Empresários, despachantes aduaneiros e servidores da alfândega estavam envolvidos no esquema que teria feito mais de R$ 500 milhões em divisas saírem do Brasil sem registro. Duas pessoas ainda estão sendo procuradas pela Polícia Federal.
A investigação começou em 2010. “Identificamos remessas de maneira suspeita”, afirmou o chefe da delegacia da Polícia Federal em Santos, Júlio Cesar Braida. Segundo ele, foram feitas interceptações de documentos e análise de produtos.
Os policiais descobriram um esquema de introdução clandestina de mercadorias no Brasil, por meio de empresas de fechada, para ocultar o verdadeiro importador. De acordo com Braida, dois grupos eram responsáveis pela ação. Um deles trabalhava com empresas ‘fantasmas’ cadastradas na região Nordeste e importava mercadorias em um menor valor que o real, reduzindo a base de cálculo. “Na maioria das vezes, as importadores mal sabiam que seus nomes estavam sendo usados no Porto de Santos. Alguns estavam sendo usados sem o consentimento dos empresários e outras eram laranjas”, explicou o responsável pela Operação Encarnação, o delegado Paulo Vibrio Júnior. Já a outra quadrilha era dedicada a mandar dinheiro para o exterior por meio de informações falsas.

(G1 – 25/11/2013)

Login