Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Nelson Mandela continua melhorando, mas ainda segue em estado crítico

África do Sul – O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela “continua melhorando”, mas ainda segue “em estado crítico”, informou nesta terça-feira a Presidência da África do Sul em comunicado.
“O ex-presidente Nelson Mandela segue em estado crítico, mas estável em um hospital de Pretória, e continua mostrando melhoras”, dizia a nota, a primeira após vários dias de silêncio oficial sobre a saúde do antigo estadista.
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pediu a seus compatriotas que “continuem rezando por Madiba” – nome pelo qual Mandela é popularmente conhecido em seu país.
O que fora o prisioneiro político mais famoso do mundo foi internado no último dia 8 de junho em estado grave em um hospital de Pretória, devido à recaída de uma infecção pulmonar.
O estado de Mandela piorou o último dia 23 de junho, quando seu estado passou a ser crítico. Desde então, mesmo com o progresso anunciado hoje, o estado de saúde de Mandela se mantém “crítico, mas estável”.
Zuma agradeceu a população pelos trabalhos comunitários realizados durante as celebrações do 95º aniversário (no último dia 18 de julho) do ícone da luta contra o regime racista do “apartheid”, imposto pela minoria branca até os anos 90.
O atual chefe do Estado fez também uma chamada aos empresários para que apoiem um dos sonhos mais ambiciosos de Mandela: um hospital para crianças com seu nome.
“Madiba ama as crianças e quer o melhor para elas. Quer garantir um futuro melhor. Ele expressou de forma eloquente que deseja um hospital especial para atender as necessidades das crianças, daí os planos para fundar o Hospital Infantil Nelson Mandela em sua honra”, assinalou Zuma no comunicado.
“O Ministério da Saúde, a sociedade civil e a acadêmica trabalham juntas para fazer deste projeto um êxito. O hospital será um dos legados mais inspiradores deste estadista e líder de nosso povo, e convidamos a todos os setores a apoiar ativamente este projeto”, acrescentou Zuma.
(Agência Efe – 30/07/2013)

Login