Rua Frei Gaspar receberá nova pavimentação, troca de guias e sarjetas.
Obras do VLT começaram na Linha Amarela, do Pq. Bitaru a Vila Valença.
As obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e na rua Frei Gaspar, em São Vicente, no litoral de São Paulo, complicam o tráfego de veículos na cidade. Por isso, a indicação da Secretaria de Transportes é utilizar rotas alternativas durante as obras.
Na Frei Gaspar, a obra é de pavimentação e troca das guias e sarjetas. Os trabalhos começaram na bifurcação com a Linha Amarela e serão realizados em quatro etapas. Na primeira, os trabalhos serão feitos até a Praça Oswaldo Cruz. O último trecho a receber as melhorias fica no cruzamento com a Rua Walt Disney. A obra tem como objetivo acabar com os buracos, acertar o nivelamento da via prejudicado em alguns trechos. A orientação é que os motoristas utilizem a Linha Amarela até Rua Carlos Gomes. Os agentes de trânsito estarão no local e irão atuar principalmente nos horários de pico para o controle do tráfego.
Já as obras do VLT começam na Linha Amarela desde o Parque Bitaru até a Vila Valença. Há tapumes, maquinas e interdições no local. A primeira etapa do projeto terá 9,5 quilômetros entre a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e o Terminal Barreiros, na Área Continental de São Vicente. O investimento neste trecho alcança R$ 313,5 milhões. O trecho será servido por um terminal (Barreiros), uma Estação de Transferência (São Vicente), pátio de apoio do VLT e 11 estações de embarque/desembarque ao longo do traçado, seis em São Vicente e cinco em Santos.Atualmente, cerca de 200 operários trabalham na obra iniciada no dia 29 de junho. O investimento total é de cerca de R$ 1 bilhão. Todo o projeto deve ser concluído em março de 2014.
Com as obras na passagem da avenida Antônio Emmerich, quem vai de Santos para São Vicente deverá pegar a Rua Dr. Emílio Carlos, Rua Dr. Antônio Ferreira Gandra até sair na Avenida Martins Fontes e chegar na Rua XV de Novembro. No sentido contrário, os motoristas, na altura do INSS, desviarão pela Rua Campos Sales, até a Rua João Ramalho, seguirão até a Rua Visconde do Rio Branco e depois até a Avenida Presidente Wilson.
(G1 Santos – 29/07/2013)
Sindicato dos Hotéis está com vagas abertas para cursos em Santos (santos e região)
Aulas são para cargos de garçom e camareira.
Cursos são oferecidos gratuitamente.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de garçom e camareira. As aulas são uma boa oportunidade para ingressar no mercado, que está crescendo na região.
Para a comerciante Marcelene Alves, que possui familiares trabalhando no ramo, funcionários e donos de hotéis deveriam fazer a capacitação. “Para eu me capacitar preciso aprender também o curso. Como eu vou cobrar de um funcionário se eu não sei fazer. É muito importante, principalmente para os donos. Seria bom se os donos fizessem, não só os funcionários”, disse.
Entre os alunos do curso, há quem decidiu trocar de profissão pensando no futuro. “Uma cliente minha trabalha em um hotel e eu estava falando que queria mudar de profissão. Ela me indicou aqui, para eu fazer o curso. Saí de manicure para camareira”, explicou a aluna Ana Rita Barbosa.
De acordo com o presidente do sindicato, Salvador Gonçalves Lopes, o objetivo dos cursos é qualificar profissionais para o setor. “A preocupação nossa é bem atender, é o turista vir a nossa região, como estão vindo hoje canadenses, ingleses, espanhóis, italianos e é bem atender esses turistas para que eles voltem sempre. Ainda têm vagas, então esperamos que as pessoas venham no nosso sindicato”, explicou.
Os interessados em participar do curso devem ter mais de 16 anos, além de possuir o ensino fundamental completo. Outras informações podem ser obtidas no SinHoRes, que fica na avenida Conselheiro Nébias, nº 365, em Santos, no litoral de São Paulo, ou pelos telefones: (13) 3223-7273 e (13) 3301-1179.
(G1 – 29/07/2013)