Durante debate virtual Rumos da Indústria, especialistas apontaram principais entraves logísticos do país. Transporte ferroviário e por cabotagem estão entre as principais oportunidades. Wagner Cardoso participando do Rumos da IndústriaDebate foi realizado via hangout, ferramenta de videoconferência do Google+, com transmissão ao vivo Com um patamar de investimentos no setor de logística em torno de R$ 15 bilhões anuais, o Brasil precisa de um salto para suprir os gargalos e, nos próximos cinco anos, chegar à marca anual de R$ 100 bilhões. A solução para a equação pode estar ligada a importantes melhorias em planejamento e gestão, de acordo com especialistas reunidos nesta quarta-feira (30) na 4ª edição do bate-papo virtual Rumos da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Uma prova do forte potencial de atração de investimentos na infraestrutura brasileira é que a carga não para de crescer, mesmo com congestionamentos e deficiências que temos hoje. Diferentemente do setor de energético, não temos apagão, mas temos um transporte mais caro e mais lento. Por isso, é muito importante avançar em planejamento e gestão”, afirmou o gerente-executivo de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso, durante o debate.Pautados pela divulgação do Projeto Centro-Oeste Competitivo, que aponta 106 obras prioritárias para ampliar a infraestrutura de transporte de cargas na região, os especialistas discutiram sobre os principais gargalos da infraestrutura. “É importante o Brasil seja mais eficiente na execução de obras. Estamos crescendo muito em produção, e esses investimentos sofrem com a falta de logística. Precisamos mudar e garantir que isso saia do nível de planejamento, que esses projetos se transformem em entregas de obras”, acredita Olivier Girard, diretor da Macrologística, empresa responsável pelo estudo.
(Portal da Indústria – 30/10/2013)