Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Markestrat e Unibusiness se fundem e originam uma nova organização de projetos estratégicos para o agronegócio

Nova empresa combina competências em planejamento, estratégia, marketing e governança na criação de valor para organizações atuantes no setor.
A Markestrat e a Uni.Business Estratégia, duas das principais e mais antigas organizações brasileiras voltadas para projetos e pesquisas em planejamento, marketing e estratégia para o agronegócio, se uniram para fundar a Markestrat Uni.Business, que pretende continuar sendo referência para a criar e implementar projetos para o agronegócio.
Com características de empreendedorismo comuns, as empresas foram embrionadas de um grupo de pesquisa aplicada da USP, o que trouxe cultura de projetos com conteúdo denso, aliada a um caráter executivo adquirido da experiência de seus membros em anos passados no setor privado.
“Quando duas organizações com a mesma gênese, a mesma formação e pessoas amigas decidem se unir, esta fusão é imediata e simples de ser feita”, pontua Marcos Fava Neves, que é professor titular da FEA-RP USP, e coordenador científico e fundador da Markestrat, atualmente acionista e membro do conselho das duas organizações.
Reunir competências e expertises em gestão e estratégia para enfrentar o novo cenário globalizado do agronegócio mundial foi o que motivou a união entre as duas empresas. “A Markestrat sempre foi mais focada em planejamento estratégico, marketing e gestão. Já a Uni.Business tem mais atuação na estratégia em organizações, em governança. Será uma complementação de competências”, avalia Dr. Fabio Mizumoto, um dos fundadores da Uni.Business e também professor no INSPER.
A nova empresa terá como foco atuar junto a empresas nacionais multinacionais, além de associações e Governos com projetos aplicados, pesquisas de mercado, planejamento de cadeias produtivas, análises de conjuntura e estudos setoriais e toda a parte de treinamentos, via programas customizados de capacitação executiva.
“A ampliação das nossas soluções e competências será possível uma vez que já iniciaremos a operação da nova empresa com o quadro de 10 doutores, formados pelas melhores escolas de negócios do Brasil e exterior, além de 45 especialistas nas áreas de competência da nova empresa. Teremos um posicionamento orientado, projetos customizados, explorando também nossa rede de relacionamento global, histórico de projetos e uma larga experiência executiva junto ao setor empresarial”, complementa o Dr. Matheus Alberto Cônsoli, sócio da Markestrat, e ex-funcionário da Danone.
Crescimento
Desde que surgiram, em 2004, as duas empresas já desenvolveram em torno de 400 projetos, cerca de 50 fora do Brasil. Com a fusão, a Markestrat Uni.Business traça uma expectativa ambiciosa para os próximos dois anos, objetivando aumentar em 50% o volume de projetos desenvolvidos para organizações nacionais e, principalmente, como rede de execução de projetos internacionais no Brasil, pela formação internacional de seus sócios.
“Vamos aumentar a exportação de serviços à partir do Brasil, via projetos de melhor valor, orientados para resolução problemas e agregação de valor aos contratantes, aproveitando a mão-de-obra qualificada e o potencial competitivo que o Brasil oferece. As organizações globais precisam de gente para executar projetos e a relação qualidade/custo brasileiro é inferior aos de organizações da Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo, graças aos talentos que temos nas escolas de gestão brasileiras”, avalia Fava Neves.
Sobre a Markestrat
A Markestrat, Centro de Projetos e Pesquisas em Marketing e Estratégia é uma organização orientada ao mercado, com projetos e pesquisas fortemente embasados em experiências acadêmicas e profissionais. São projetos para organizações envolvidas na produção de alimentos, biomassa e energia, de gestão para produtores rurais e projetos que envolvem análise e estratégias para cadeias e arranjos produtivos. Além da orientação para o mercado, a organização prioriza o enfoque em redes de relacionamentos (networks), apoiando empresas no processo de análise, planejamento e implementação dessas estratégias.
Sobre a Unibusiness
A Uni.Business Estratégia é uma organização que desenvolve consultoria, pesquisa e treinamento em estratégia, focada no desenvolvimento metodológico personalizado. Constituída por profissionais com ampla experiência de mercado, aliados a profissionais de importantes instituições de ensino do país, tem como diferencial a integração de sólidos conhecimentos da academia com experiência executiva nas empresas.
(Assessoria de Comunicação, 29/07/13)

Login