Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Guarujá inaugura novo acesso aos terminais do Porto de Santos, SP

A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, vai inaugurar um novo acesso à Margem Esquerda do Porto de Santos. O objetivo é melhorar a circulação de caminhões que se dirigem aos terminais localizados no Distrito de Vicente de Carvalho. A entrega da nova via acontece nesta quinta-feira (15), na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. O novo acesso tem 600 metros de extensão por 50 de largura e interliga a Cônego Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont. A previsão é que a via reduza em 40% a movimentação de caminhões na Rua Idalino Pinez, conhecida como Rua do Adubo, que fica no bairro Jardim Boa Esperança. Os terminais da Margem Esquerda são responsáveis por 60% da movimentação de cargas no complexo portuário. Quando a segunda fase da Perimetral estiver concluída, não será mais necessário o acesso ao Porto pela Rua do Adubo, que voltará a ser uma via exclusivamente municipal, com tráfego local.

Segunda fase da Perimetral

A segunda fase da Perimetral de Guarujá terá quatro quilômetros de pista e duas pontes, sendo uma estaiada e outra convencional. A obra está orçada em R$ 300 milhões. Todas as proposições de traçado e obras necessárias foram aprovadas em reuniões técnicas entre a Prefeitura de Guarujá e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Na Avenida Santos Dumont, para separar o tráfego urbano do portuário, a Codesp optou por construir uma ponte. Ela terá 990 metros de comprimento, quatro faixas e será usada somente para o fluxo urbano. A obra terá início nas proximidades do terminal da Dow Química e fim sobre o Rio Santo Amaro. Já os caminhões que vão para São Paulo e os que vêm para o Porto entrarão pelas alças na ponte estaiada, que será construída na Conêgo Domênico Rangoni. A estimativa é que seja concluída em 12 meses, a partir do início das obras. Somente após sua entrega é que terá início a remodelação da Avenida Santos Dumont e a construção da outra ponte sobre o Rio Santo Amaro, com previsão de entrega para 2018.

(G1 – 15/01/2014)

Login