Durante evento em Goiás, Fernando Pimentel afirmou que medida é ‘provável’. Alíquota mais baixa estava prevista para ser retirada no dia 31 de dezembro.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou na manhã desta quinta-feira (17) que pode ser prorrogada a alíquota mais baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos. “A decisão é do Ministério da Fazenda, mas eu acredito que deve ser prorrogado. Depende de o governo ter atingido as metas fiscais, mas é muito provável”, declarou durante um evento, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia. Pimentel declarou ainda que montadoras de veículos estão pedindo a continuidade do desconto, que está previsto para ser retirado em 31 de dezembro. A previsão do ministro é de que a alíquota reduzida permaneça até o próximo ano. A suspensão da alíquota reduzida do IPI já foi adiada duas vezes. Em março, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cancelou duas sequências de elevação programadas para abril e julho deste ano. O objetivo do governo era conter a queda nas vendas do setor. De janeiro a setembro, as vendas de veículos no país, incluindo caminhões e ônibus, caíram de 0,3%, em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Com a decisão de manter o imposto reduzido no começo do ano, a alíquota para carros novos 1.0 flex e a gasolina permaneceu em 2%. A alíquota original do segmento é 7%. O imposto para veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas flex ficou em 7% e para os movidos apenas a gasolina continuou em 8%. O IPI original do segmento é de 11% para carros flex e de 13% para os que são movidos a gasolina. A alíquota dos veículos acima de 2.000 cilindradas ficou em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os flex. O imposto para os caminhões foi mantido em zero.
No começo do ano, também foi prorrogada até o próximo dia 31 de dezembro a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves, cuja alíquota original é de 8%.
(G1, 18/10/13)