Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Governo pode prorrogar redução de IPI para carros novos, diz ministro

Durante evento em Goiás, Fernando Pimentel afirmou que medida é ‘provável’. Alíquota mais baixa estava prevista para ser retirada no dia 31 de dezembro.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou na manhã desta quinta-feira (17) que pode ser prorrogada a alíquota mais baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos. “A decisão é do Ministério da Fazenda, mas eu acredito que deve ser prorrogado. Depende de o governo ter atingido as metas fiscais, mas é muito provável”, declarou durante um evento, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia. Pimentel declarou ainda que montadoras de veículos estão pedindo a continuidade do desconto, que está previsto para ser retirado em 31 de dezembro. A previsão do ministro é de que a alíquota reduzida permaneça até o próximo ano. A suspensão da alíquota reduzida do IPI já foi adiada duas vezes. Em março, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cancelou duas sequências de elevação programadas para abril e julho deste ano. O objetivo do governo era conter a queda nas vendas do setor. De janeiro a setembro, as vendas de veículos no país, incluindo caminhões e ônibus, caíram de 0,3%, em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Com a decisão de manter o imposto reduzido no começo do ano, a alíquota para carros novos 1.0 flex e a gasolina permaneceu em 2%. A alíquota original do segmento é 7%. O imposto para veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas flex ficou em 7% e para os movidos apenas a gasolina continuou em 8%. O IPI original do segmento é de 11% para carros flex e de 13% para os que são movidos a gasolina. A alíquota dos veículos acima de 2.000 cilindradas ficou em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os flex. O imposto para os caminhões foi mantido em zero.
No começo do ano, também foi prorrogada até o próximo dia 31 de dezembro a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves, cuja alíquota original é de 8%.
(G1, 18/10/13)

Login