Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Encontro nacional discute realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil no Brasil

Ministro Manoel Dias participa da abertura e destaca o reconhecimento das políticas realizadas pelo governo brasileiro
Ministro participou da abertura do encontro do Comitê Nacional
Brasília, 08/08/2013 – Durante a abertura do Encontro Nacional preparatório para a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, nesta quinta-feira (08) em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, destacou que “há um reconhecimento mundial das políticas brasileiras de erradicação do trabalho infantil”. Segundo ele, o país está preparado para dar uma grande contribuição nessa ação mundial que visa eliminar a exploração da mão de obra infanto-juvenil.
O encontro para III Conferência acontece até amanhã (9), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, auditório Águas Claras e reúne o Comitê Nacional, com representantes de todos estados brasileiros e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Para Laís Abramo, diretora do escritório da OIT no Brasil, as políticas adotadas pelo governo brasileiro tornaram-se modelo e que a erradicação do trabalho infantil somente ocorrerá “quando houver um compromisso sustentável, em nível mundial, envolvendo todas as organizações da sociedade civil”.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Teresa Campelo, apresentou no evento um panorama geral das ações desenvolvidas pelo governo brasileiro, tanto no que se refere à retirada das crianças do trabalho quanto no apoio às famílias.
III Conferência – O Brasil sediará nos dias 8 a 10 de outubro próximo, a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil que tem por objetivo discutir os avanços no combate à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes e os desafios para a eliminação das piores formas de trabalho infantil. Esta é a primeira vez que um país fora da Europa recebe a conferência. O Brasil foi indicado para sediar o evento por ser referência no combate ao trabalho infantil.
As ações de políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro, com apoio da sociedade civil, reduziu o número de crianças e adolescentes entre 5 anos e 17 anos em situação de trabalho infantil no país em 57% entre os anos de 1992 e 2011.
O primeiro encontro global aconteceu em 1997, em Amsterdam, na Holanda. A segunda edição da conferência foi em 2010, em Haia, no mesmo país, e reuniu 450 delegados de 80 países. Para a terceira edição, no Brasil estão sendo esperados 1,5 mil participantes.
(Assessoria de Comunicação Social – 08/08/2013)

Login