Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Dólar fecha perto da estabilidade com cautela após referendo na Crimeia

O dólar fechou perto da estabilidade nesta segunda-feira (17), com investidores aguardando novos desdobramentos da crise na Ucrânia. No domingo (16), em referendo realizado na Crimeia, a população local optou pela anexação da região à Rússia.

“Esse imbróglio que estamos vendo na Crimeia está trazendo um componente de incertezas, mas parece que os mercados já tinham antecipado um pouco esse movimento”, disse à Reuters o estrategista-chefe do banco Mizuho, Luciano Rostagno. Um dia após o aguardado referendo na região ao sul da Ucrânia, o dólar tinha desempenho misto no exterior. Operou perto da estabilidade sobre o euro, e teve leve queda sobre o peso chileno. O resultado da votação confirmou as expectativas do mercado, que na semana passada serviram de pano de fundo para o ambiente de aversão a risco nas praças financeiras globais. Agora, investidores aguardam a reação do Ocidente. Nesta manhã, tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia anunciaram sanções contra pessoas ligadas à crise na Crimeia.

Atuação do BC

A constante atuação do Banco Central brasileiro no câmbio também ajudou a conter as oscilações da moeda norte-americana no mercado doméstico. Nesta manhã, o BC deu continuidade às intervenções diárias, vendendo a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem à venda futura de dólares. Foram 2 mil contratos para 1º de outubro e 2 mil para 1º de dezembro deste ano, com volume equivalente a US$ 198,3 milhões. Além disso, também colocou a oferta integral de até 20 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 1º de abril. No total, a autoridade monetária já rolou cerca de 30% do lote total que vence no próximo mês.

(G1 – 17/03/2014)

Login