Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Desempenho da indústria melhora em maio, mas resultado do ano ainda é negativo, informa CNI

O faturamento da indústria cresceu 5,5%, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,6% e a utilização da capacidade instalada subiu para 77,4% em maio na comparação com abril na série livre de influências sazonais.

As informações são dos Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (3).

A pesquisa mostra ainda que os indicadores de mercado de trabalho também ficaram positivos em maio. O emprego teve leve aumento de 0,1%, a massa real de salários cresceu 0,4% e o rendimento médio real dos trabalhadores subiu 0,7% em maio frente a abril, na série dessazonalizada. “Esse desempenho favorável ocorre após um mês de números em sua maioria negativos – somente o rendimento médio real havia crescido em abril”, observa a CNI. Mesmo assim, na comparação do acumulado entre janeiro e maio com o mesmo período de 2016, todos os indicadores continuam negativos.

O faturamento caiu 5,7%, as horas trabalhadas na produção recuaram 3,1%, o emprego diminuiu 4% e a massa real de salários encolheu 4,2%. Na avaliação do gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a demora na recuperação da indústria mostra a profundidade da crise. “O elevado endividamento das famílias e o aumento do desemprego provocaram forte retração do consumo”, afirma Castelo Branco. Ele observa que há sinais positivos, como a queda da inflação e a redução dos juros.

“É possível que a indústria tenha um leve crescimento no segundo semestre”, acrescenta. Ouça: SAIBA MAIS: Acesse a página dos Indicadores Industriais e confira o desempenho da indústria de transformação.

(Agência CNI de Notícias – 03/07/2017)

Login