Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Consumidor está menos pessimista em julho, informa pesquisa da CNI

Pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em julho mostra que o brasileiro está menos pessimista em relação à renda, situação financeira, endividamento, inflação e desemprego do que estava em junho. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 1,8% no período, o que indica uma ligeira melhora da confiança. O índice, no entanto, se mantém abaixo do verificado no mesmo mês de 2014 (10,6%) e é o segundo menor da série histórica iniciada em junho de 2001 – apenas em junho deste ano foi inferior.

Dos seis componentes que compõem o INEC, somente a expectativa de consumo de bens de maior valor caiu em relação a junho. O índice reduziu em 2,1%.

“Os índices estão melhores quando comparamos com junho deste ano, menor valor de toda a série histórica. Quando olhamos para julho de 2014, no entanto, vemos que agora os consumidores estão menos confiantes. Isso ocorre porque a piora no cenário econômico ficou mais evidente este ano, em que os juros, inflação e taxa de desemprego estão maiores”, afirma o economista da CNI Fábio Guerra.

A expectativa de melhora da renda pessoal foi a mais significativa. O índice aumentou em 5,5%. O que significa que os trabalhadores estão com uma perspectiva mais positiva para a própria renda nos próximos seis meses do que estavam em junho.

(Agência CNI de Notícias – 29/07/2015)

Login