Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Confiança do empresário melhora, mas pessimismo permanece

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 1,4 ponto em novembro frente a outubro e atingiu 36,4 pontos. No entanto, o indicador está abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza pessimismo, revela pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (18). O ICEI varia de zero a cem pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança.

De acordo com a pesquisa, há 20 meses o empresário está com falta de confiança. Além disso, a alta no índice em novembro foi insuficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos quatro meses anteriores e está 8,4 pontos abaixo do registrado em novembro de 2014. “O crescimento do ICEI é positivo, mas ainda é cedo para se falar em tendência de recuperação da confiança do industrial”, destaca o documento da CNI.

Todos os componentes do ICEI, que medem a percepção dos empresários em relação à situação atual e o futuro das empresas e da economia, se mantêm abaixo dos 50 pontos. No entanto, a alta do indicador ocorreu, sobretudo, pela melhora da percepção das grandes empresas, cujo índice foi de 35,7 pontos em outubro para 37,7 pontos em novembro. O ICEI das pequenas empresas registrou 35,3 pontos e o das médias indústrias assinalou 35,1 pontos.

Essa edição do ICEI foi feita entre 3 e 12 de novembro com 3.001 empresas de todo o país. Dessas, 1.185 são pequenas, 1.139 são médias e 677 são de grande porte.

(Agência CNI de Notícias – 18/11/2015)

Login