Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Bovespa vira e fecha em leve alta, após passar o dia em queda

A Bovespa fechou em leve alta nesta terça-feira (10), após passar maior parte do dia no vermelho, reduzindo as perdas no final do pregão, em meio ao avanço dos papéis de fabricantes de celulose e do BB Seguridade por notícias específicas às companhias.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 0,03%, a 46.206 pontos. No mês, o índice acumula alta de 0,73%, enquanto no ano registra queda de 7,6%. O estímulo que anulou a queda no ajuste de fechamento veio após a notícia que o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, estaria convidando líderes políticos governistas para discutir cenários econômicos para o Brasil.
Reportagens publicadas na mídia nas últimas 24 horas voltaram a aventar a possibilidade de saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, bem como novo revés sofrido pelo ministro quanto ao ajuste fiscal.

De acordo com reportagem publicada pelo Valor Pro nesta tarde, Meirelles estaria convidando líderes políticos para conversar com autorização do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e as conversas estariam sendo interpretadas pelos interlocutores como sondagens sobre eventual ingresso do mesmo no governo, em substituição a Levy.

Alguns profissionais do mercado veem o país em um ‘equilíbrio instável’, observando que, na bolsa, o permanente ruído político vem reduzindo a liquidez, conforme investidores preferem ficar de fora do mercado em meio à volatilidade.
Perto do horário de fechamento, a Vale tinha queda ao redor de 1%, após divulgar que o rompimento de barragens de rejeitos da mineração na região de Mariana (MG) reduzirá a produção de minas próximas do local do incidente neste ano e também em 2016.

Os papéis da Petrobras também recuavam perto de 1%. Smiles liderava as baixas do índice com desvalorização de mais de 6%. Do exterior, dados sobre a inflação chinesa reforçaram nesta sessão o temor com o desaquecimento da economia do país, e, junto com a expectativa de alta dos juros nos Estados Unidos em dezembro, atuaram como mais uma pressão negativa para a Bovespa.

Na véspera, a Bovespa fechou em queda de 1,54%, a 46.194 pontos.

(G1 – 10/11/2015)

Login