Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Bovespa fecha em alta pelo quinto dia seguido

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta nesta segunda-feira (5), pelo quinto dia consecutivo, acompanhando o viés positivo no exterior, diante de expectativas de que o banco central dos Estados Unidos adie a primeira alta dos juros em quase uma década.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subiu 1,20%, a 47.598 pontos.

Perto do fechamento, as ações da Petrobras avançavam mais de 3% (ordinárias) e acima de 1% (preferenciais), na esteira da alta dos preços do petróleo. Vale subia em torno de 1%.

As atenções nos próximos dias estão voltadas para a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do primeiro governo da presidente Dilma Rousseff e votação dos vetos presidenciais no Congresso Nacional.

Outubro também marca o início da safra de balanços do terceiro trimestre no Brasil. “Nossa expectativa não é das melhores diante do ambiente recessivo que se acentuou paralelamente à disparada do dólar”, disse o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets’.

A relativa trégua no cenário político interno ajudou a endossar os ganhos, embora agentes financeiros a considerem o cenário como instável, uma vez que veem inúmeros desafios à frente para serem superados pelo país, tanto do ponto de vista político como econômico.

O feriado na China nesta semana também abria espaço para a continuidade do movimento positivo nos ativos de risco, que alguns agentes financeiros classificavam como “rali de alívio”. No Brasil, a reforma ministerial anunciada na última semana proporcionava alguma estabilização, assim como a ausência de grandes notícias no fim de semana.
Última sessão

Na sexta-feira, a Bovespa fechou em alta de 3,79%, aos 47.033 pontos – na maior alta desde 21 de novembro de 2014. Na semana, o índice acumulou alta de 4,9%. No ano, porém, a bolsa ainda acumula perda de cerca de 6%.

(G1 – 05/10/2015)

Login