O mercado acionário brasileiro fechou em alta nesta quarta-feira (18), puxado pelas ações da Petrobras, Vale e empresas do setor de energia.
“Alguns relatórios na semana passada falaram que, apesar de a empresa (Petrobras) não estar eficiente, o papel está barato”, disse à Reuters o economista Fausto Gouveia, da Legan Asset. Na terça-feira, a petroleira informou que colocou em operação a plataforma P-58 no complexo do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, na costa do Espírito Santo. As ações de bancos e da mineradora Vale também puxavam o índice para cima.
BC dos EUA
Nesta terça foi divulgada a ata do Fed da reunião que determinou nova redução de estímulos do Fed. Especialistas avaliaram que a decisão de política monetária do Federal Reserve, o banco central norte-americano, não trouxe muitas novidades. O Fed decidiu pela terceira vez reduzir em US$ 10 bilhões o ritmo de suas compras mensais de ativos, para US$ 55 bilhões, descartando a taxa de desemprego como termômetro definitivo para avaliar a força da economia. A instituição também deixou claro que vai depender de uma gama mais ampla de indicadores para decidir quando elevar os juros. “O comunicado do Fed não trouxe nada que já não fosse relativamente esperado, não vejo porque poderia azedar o humor hoje. Há uma expectativa de que o juro possa subir antes do esperado, mas é uma possibilidade futura”, disse à Reuters o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa. As maiores baixas do Ibovespa foram as ações de Natura e Ecorodovias. Esta última reagiu aos resultados da concessionária de infraestrutura no quarto trimestre, quando houve recuo de mais de 30% do lucro líquido na comparação anual. Analistas da Citi Research afirmaram que os resultados vieram relativamente fracos, com o bom momento nas rodovias pedagiadas sendo ofuscado pelos números decepcionantes no Ecoporto e na empresa de logística Elog.
(G1 – 19/03/2014)