Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Atividade da indústria paulista registra queda de 1,6% em julho

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou queda de 1,6% em julho sobre junho, considerando os efeitos sazonais, mostrou pesquisa do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp e Fiesp), divulgada nesta quinta-feira. O desempenho do setor manufatureiro deve encerrar 2013 com taxa positiva de 3%. No entanto, o resultado de 2013 não será capaz de recompensar as perdas de 2012, que terminou com queda de 4,1%.

Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) do Ciesp e da Fiesp, mesmo com o crescimento de 4,3% da atividade industrial no acumulado deste ano, o desempenho da produção deve cair já que a base de comparação agora é o segundo semestre de 2012, período no qual houve uma ligeira recuperação e, portanto, os meses comparativos serão mais fortes. Essa referência deve refletir negativamente nos números do segundo semestre de 2013. “O ano já está comprometido. Mesmo que o período de janeiro a julho comparativamente a 2012 tendo crescido, até o final do ano isso irá cair. É outro ano muito ruim para a indústria de transformação e, ruim para o desempenho da economia brasileira”, avaliou o diretor.

Sem ajuste sazonal, a atividade industrial subiu 2,9% em julho. No acumulado de 12 meses, o nível de atividade ficou em 1,7%. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, julho deste ano cresceu 4%. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou estabilidade a 81,3% em julho contra 81,7% em junho.

(Jornal do Brasil – 29/08/13)

Login