Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

‘Não haverá mudanças substanciais daqui para frente’, diz Meirelles sobre reforma da Previdência

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (4) acreditar que não haverá “mudanças substanciais” na proposta da reforma da Previdência após sua aprovação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, ocorrida na véspera. A declaração foi feita à imprensa nesta quinta-feira (04) durante encontro do Banco Mundial sobre infraestrutura, em São Paulo.

“Nossa expectativa é de que, uma vez aprovado o relatório na Comissão Especial, não haverá alterações substanciais”, disse. A Comissão Especial ainda precisa votar destaques ao texto principal, com possibilidade de modificar pontos específicos da reforma, antes de seguir para votação no Plenário.

De acordo com o ministro, o relatório aprovado na véspera preserva cerca de 75% da proposta original no governo para a Previdência. “O projeto como está não pode ser fundamentalmente alterado daqui para frente, algo que modifique muito este percentual”, afirmou.

“Aprovando-se a reforma da Previdência nestes termos como está sendo feito, nós certamente teremos condições de estabilizar o crescimento das despesas”, disse Meirelles, acrescentando que a proporção dos gastos públicos em relação ao PIB “cairá substancialmente” nos próximos 10 anos com a aprovação da reforma.

Meirelles voltou a dizer que o crescimento da economia “já está acontecendo” a uma taxa “bastante relevante”. Segundo ele, essa questão é fundamental, assim como a reforma da Previdência, para restabelecer o equilíbrio das contas públicas. O ministro reafirmou que o PIB brasileiro crescerá cerca de 0,8% no primeiro trimestre do ano.

Investimentos em infraestrutura

Meirelles também avaliou nesta quinta-feira (4) que a recuperação dos investimentos no Brasil dependerá do setor privado no curto prazo. No longo prazo, o ministro atribuiu à reforma da Previdência o papel de retomada da capacidade de investir no Brasil.

Ele chamou de “sensatas” as sugestões do Banco Mundial para estimular os projetos de infraestrutura no Brasil e América Latina, referindo-se a um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo órgão que traça um diagnóstico das deficiências em investimentos na região.

De acordo com o ministro, falta espaço fiscal para financiar os investimentos em infraestrutura no Brasil devido ao forte crescimento das despesas com a Previdência nos últimos anos, apontando que os gastos do INSS alcançaram 8,1% do PIB em 2016.

(G1 – 04/05/2017)

Login