Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

12ª Semana de Luta Contra as Hepatites começa nesta segunda-feira

Cidade de Santos realiza ciclo de palestras e testes da doença.
Presidente do Grupo Esperança ressalta importância do diagnóstico.
Começa nesta segunda-feira (22), em Santos, no litoral de São Paulo, a 12ª semana de luta contra as hepatites virais. O teste para a doença será aplicado gratuitamente em alguns pontos da cidade, além disso, a semana também conta com um ciclo de palestras informativas.
O presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessim, explica a importância do diagnóstico. “Nós somos uma das primeiras cidades a ter uma semana oficial, e ela é muito importante, porque esse ciclo de palestras que inicia a semana hoje traz alguns renomados especialistas para orientar a população e a própria categoria da saúde. E na sequência nós oferecemos a testagem gratuita para hepatite C no Poupatempo, o teste de triagem para uma pessoa que tem hepatite, mas não sabe se tem, porque é uma doença silenciosa, se torna muito importante para poder tratar e poder curar a pessoa”, afirma Jeová.
Programação:
A programação começa nesta segunda-feira (22) com o seminário de atualização em hepatites virais das 9h às 12h, no auditório da Unimonte. A primeira palestra será com a enfermeira Sumiê Nakata, coordenadora de controle de doenças da secretaria de estado da saúde, que abordará ‘imunização da Hepatite B’. Palestra com o médico Marcos Caseiro sobre ‘Hepatites B e C – epidemiologia e tratamento’.
Em seguida, o médico infectologista Ricardo Hayden, diretor técnico do Hospital Guilherme Álvaro, falará sobre o ‘fluxo para dispensação de novos medicamentos para a hepatite C’, com testes e orientação.
Prevenção:
A equipe da seção de prevenção a doenças infectocontagiosas atuará no Poupatempo, no Centro Histórico, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 17h, distribuindo material informativo sobre a doença e preservativos. Os voluntários do grupo esperança disponibilizarão o teste rápido para hepatite C.
Boulevard da rua Othon Feliciano, no Gonzaga, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce e distribuindo material informativo, de terça a sexta, das 10h às 16h.
Exames laboratoriais convencionais também podem ser feitos nas unidades básicas e de saúde da família dos bairros. Há também a opção de procurar o centro de testagem e aconselhamento, na rua Silva Jardim, 94.
(G1 Santos – 22/07/2013)

Login