O Conselho Superior de Estudos Avançados (Consea) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promoveu um debate sobre a “boa política” nesta quarta-feira (23/04). O embaixador Carlos Henrique Cardim foi o convidado para falar sobre o tema “Maquiavel e o Brasil – A necessidade da boa política”.
O palestrante lembrou uma citação do diplomata James Bryce que está em um livro de Gilberto Freyre e que resume o problema do Brasil. “Em nenhum lugar do mundo existe urgência maior de uma liderança sábia e construtiva do que no Brasil. O grande problema brasileiro é político.”
Para Cardim, a questão brasileira está centrada na política. “Não temos um problema de ordem econômica, como o Chile, que pela dimensão do país não consegue ter um grande desenvolvimento industrial”, disse. “Também não temos um problema territorial, como na Rússia, ou sociológico, como a Índia, ou uma questão de identidade, como a Argentina”, argumentou o embaixador.
“O nosso problema é a boa política, a formação de bons quadros políticos, de estadistas”, afirmou, comparando a nossa realidade com a situação norte-americana. “Os Estados Unidos têm um nível de institucionalização maior do que o do Brasil. Mesmo que eles tenham um presidente fraco, há um sistema que opera. O Brasil tem um Estado organizado, mas a nossa dependência de líderes políticos é muito forte.”
(Agência Indusnet Fiesp – 23/04/2014)