Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

NÍVEL DE ATIVIDADE DO SETOR PAULISTA DE CONSTRUÇÃO CAI EM ABRIL

O nível de atividade do setor de construção de São Paulo voltou a apresentar queda no mês de abril, passando de 41,1 para 38,8 pontos e permanecendo abaixo da linha de estabilidade (50,0 pontos), o que sinaliza contração. No que se refere à mensuração da atividade em relação ao usual, o indicador também sofreu nova queda em relação ao mês anterior. A pontuação passou de 29,9 para 26,4 pontos.

Os dados são da Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, levantamento feito pela CNI e pela Fiesp, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (25 de maio).

O índice de número de empregados do setor se contraiu em relação ao mês anterior, caindo para 38,5 pontos, ante 40,9 pontos. Já a Utilização da Capacidade de Operação (UCO) atingiu 52,0% no mês, ficando abaixo do registrado em março (54,0%).

Os resultados das expectativas apontam para uma piora do quadro em abril. Neste mês de referência, o indicador de atividade para os próximos seis meses voltou a sinalizar contração, ao variar de 52,7 pontos em março para 44,5 pontos em abril. As expectativas para empreendimentos e serviços apresentaram forte queda, com 46,2 pontos alcançados, ante 53,7 pontos do mês anterior. O indicador de compras de matérias-primas agravou ainda mais seus sinais de contração, com a pontuação passando de 49,1 para 41,5 pontos.

O indicador de expectativa para tomada de investimento apresentou uma queda ainda maior na comparação com o mês anterior, variando de 30,0 para 26,4 pontos. Já nas novas contratações de empregados, também a exemplo dos demais, houve contração, de 45,3 para 42,0 pontos.

(Agência Indusnet Fiesp – 25/05/2017)

Login