Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Novo processo de venda de ativos da Petrobras muda cronograma de negócios, diz Parente

O novo processo de venda de ativos da Petrobras muda o cronograma dos negócios, mas a meta de desinvestimentos da companhia em 2017-2018 está mantida em US$ 21 bilhões, disse nesta terça-feira (16) o presidente da estatal, Pedro Parente, após evento em Londres.

A companhia está reiniciando o programa de desinvestimentos, destacou o executivo, depois de aperfeiçoar um conjunto regras diante de pedidos do Tribunal de Contas da União (TCU). A retomada ocorre ainda após a Petrobras conseguir reverter uma série de decisões judiciais contrárias aos desinvestimentos.

“O fato é que o processo recomeçou… obviamente muda o cronograma, porque tivemos de reiniciar operações, mas não muda a meta de US$ 21 bilhões para os dois anos de 2017 e 2018”, disse Parente a jornalistas, de acordo com áudio da entrevista divulgado pela assessoria de imprensa da Petrobras.

Em agosto do ano passado, Parente chegou a prever que a companhia teria uma decisão no primeiro trimestre de 2017 sobre propostas vinculantes pela BR Distribuidora, um dos principais ativos à venda.

Ele não estabeleceu um novo cronograma para a venda da BR Distribuidora após as mudanças na condução das negociações por ativos.

Questionado se a Petrobras teria voltado considerar uma Oferta Pública de Ações da subsidiária de distribuição de combustíveis, ele disse que não.

“O que estamos fazendo é discutir dentro de nosso programa de parcerias, e dentro da nova regra do jogo acordada com TCU, o reinício do nosso programa de desinvestimentos”, afirmou.

O TCU aprovou em março deste ano a nova sistemática proposta pela Petrobras e a retomada do programa de parcerias e desinvestimentos.

A partir de agora, os desinvestimentos serão feitos seguindo as novas regras, que dão mais transparência ao processo.
A primeira operação sob a nova sistemática teve início na noite de segunda-feira, quando a Petrobras divulgou o início de processo para a venda de 100 por cento do Campo de Azulão, na bacia do Amazonas.

A companhia explicitou que a publicidade sobre as vendas de ativos em curso será a regra, e exceções à publicação das principais etapas de cada projeto de desinvestimento deverão ser previamente aprovadas pela Diretoria Executiva.

A Sistemática de Desinvestimentos foi alterada para incluir a previsão de publicação de Fato Relevante ou Comunicado ao Mercado, que serão disponibilizados no site da Petrobras.

O ponto de partida dos negócios é a divulgação do ‘teaser’, alerta de venda disparado ao mercado que consiste no lançamento oficial do processo competitivo.

Em seguida, a empresa comunicará as etapas intermediárias até o encerramento da negociação.

A Diretoria Executiva também participará mais do processo com a necessidade de aprovações de etapas.

(G1 – 16/05/2017)

Login