Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Indústria é contra o aumento de impostos, diz presidente da CNI

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, reafirmou nesta sexta-feira (24), que é contrário ao aumento da carga tributária. “Somos contra a elevação de impostos. Criar ou aumentar impostos deve ser a última, das últimas, das últimas das possibilidades para equilibrar as contas públicas”, afirmou Andrade, ao sair da reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Andrade lembrou que quem paga os impostos são os consumidores. “As empresas são apenas repassadoras de tributos”, destacou o presidente da CNI.

Segundo ele, a população já está demasiadamente penalizada com aumentos de preços e do desemprego, e que uma eventual elevação de impostos inibirá ainda mais o consumo. “Nós precisamos estimular o consumo”, acrescentou. De acordo com presidente da CNI, o equilíbrio das contas públicas é fundamental para o crescimento econômico. “Sem o ajuste fiscal, certamente teremos a erosão da atividade econômica”, afirmou, acrescentando que o ajuste das contas públicas depende de uma série de ações. Como exemplo, citou as medidas que reduzem a burocracia e criam um ambiente mais favorável aos negócios e que não implicam redução de receitas do governo.

“São medidas como a facilitação do acesso das empresas ao crédito, a redução de juros e da burocracia”, disse. Essas e outras ações, como o aperfeiçoamento do programa de refinanciamento das dívidas tributárias, o novo Refis, e a simplificação dos processos de recolhimento de impostos foram discutidas durante o encontro com Meirelles.

Andrade afirmou que a CNI é parceira do governo na busca de soluções para o equilíbrio das contas públicas. Mas vai discutir e protestar contra eventuais aumentos da carga tributária.

(CNI Da Agência CNI de Notícias – 24/03/2017)

Login