Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Bovespa fecha em queda após bater maior patamar desde 2014 na véspera

O principal índice da Bovespa fechou em queda nesta terça-feira (16), dando trégua após bater o maior nível em quase 2 anos na véspera. Declarações de um membro do BC dos EUA ajudaram a derrubar o índice. Mas as perdas foram limitadas pela alta da Vale e da Petrobras, beneficiadas pelos ganhos das commodities.

Destaques do dia

Perto do fechamento, Petrobras teve as ações preferenciais em alta de 1,6% e as ordinárias subindo 1,17% após caírem mais cedo. Na véspera, as ações da empresa tiveram forte alta diante de sessão volátil dos preços do petróleo no mercado externo.

Vale mostrava as preferenciais valorizando-se mais de 1% e as ordinárias quase 4%, na esteira da forte alta dos preços do minério de ferro à vista na China. Já entre as principais quedas estavam as ações do setor de bancos, com Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil em queda.

A BM&F Bovespa divulgou nesta sessão a segunda prévia segunda prévia da nova carteira teórica do Ibovespa que vai vigorar de setembro a dezembro, mantendo a saída da ação da estatal paulista de energia Cesp.

No exterior, os principais índices de ações norte-americanos recuavam após atingirem marcas históricas na segunda-feira, em meio a comentários de uma autoridade do Federal Reserve de que a elevação dos juros nos EUA é possível no próximo mês. Isso ajudou a bolsa brasileira a recuar, destacou a Reuters.

As ações europeias recuaram das máximas de sete semanas, pressionadas por papéis do setor industrial após a empresa suíça Schindler piorar suas projeções para 2016.

Véspera

Na véspera, subiu 1,45%, a 59.145 pontos. Foi o maior patamar desde o dia 8 de setembro de 2014, quando a bolsa fechou aos 59.192 pontos. A alta foi puxada pela Petrobras, Vale e bancos Itaú Unibanco e Bradesco, devido à relevante fatia que detêm no índice.

(G1 – 16/08/2016)

Login